Exames
Serve para medir o funcionamento pulmonar através da mensuração de volumes, dos fluxos expiratórios e inspiratórios. Ou seja, sopra-se em um aparelho (espirômetro) ligada a um computador.
Serve para avaliar a oxigenação do sangue sem coleta de amostra de sangue, apenas colocando o aparelho sobre o pulso (Geralmente, dedo ou orelha).
Através desse exame podemos ter noção da força da musculatura respiratória do paciente, permitindo o diagnóstico de doenças neuromusculares.
A polissonografia é um exame não invasivo feito enquanto o paciente está dormindo. Ao longo de uma noite de sono, dados são coletados para que o médico possa diagnosticar distúrbios de sono, como apneia obstrutiva do sono.
Medida da capacidade de difusão pulmonar para o monóxido de carbono é um exame que mede a habilidade do pulmão em transferir o monóxido de carbono do ar inspirado até os glóbulos vermelhos presentes nos capilares pulmonares.
É um teste de função pulmonar usado para avaliar os volumes pulmonares, de uma forma mais detalhada que a espirometria.
É medida do fluxo máximo expiratório, em geral, pode traduzir a capacidade da passagem de ar em vias aéreas proximais.
É a medida do fluxo máximo de ar durante uma manobra de tosse. Essa medida é muito importante em pacientes portadores de doenças neuromusculares como forma de determinar a gravidade da doença.
É o Exame realizado através de uma amostra de sangue arterial que busca medir a quantidade de gases e ácidos no sangue.
Consiste em atendimento multidisciplinar, envolvendo principalmente o pneumologista e cardiologista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogo e nutricionista. Dessa forma, garantido um tratamento amplo e capaz de garantir a melhora dos sintomas do paciente bem como controle sobre a sua doença pulmonar ou cardíaca, melhora das suas crises de falta de ar, autoconfiança e da qualidade de vida.
Exame não invasivo realizado por meio de aparelho ultrassonográfico, deslizando o transdutor sob o peito gerando imagens em tempo real do coração. Ele permite obter informação morfológica e funcional sobre os compartimentos cardíacos (átrios e ventrículos), válvulas e paredes cardíacas.
Exame que mede a frequência cardíaca, o ritmo cardíaco, a pressão arterial e outros parâmetros cardiológicos durante a realização de um esforço físico gradual e crescente.
Exame feito através de um aparelho eletrônico conectado a uma braçadeira que fica acoplada a cintura do paciente e ao braço para que se meça a pressão arterial durante um determinado período de tempo.
Exame de eletrocardiograma com maior tempo de duração, no mínimo 24 horas, Através dele pode-se diagnosticar a ocorrência de comportamento elétrico anormal do coração durante atividades diárias, detectando, classificando e quantificando os vários tipos de arritmias.
Teste de caminhada de 6 minutos- é o exame simples e muito útil para acompanhar doenças cardíacas e respiratórias. Serve para avaliar a tolerância cardíaca, respiratória e muscular durante uma caminhada de 6 minutos.
Reabilitação
É um programa multidisciplinar focado na recuperação da qualidade vida de pacientes portadores de doenças cardíacas e respiratórias, aliviando sintomas como a falta de ar e a fadiga. Consiste em exercícios, fortalecimento muscular e exercícios respiratórios.
Tratamento
O Instituto do Tórax é capaz de fornecer tratamento ao paciente portador de doenças torácicas que comprometem o desempenho pulmonar e cardíaco. Este tratamento baseia-se em diretrizes mundiais por meio de medicamentos e abordagem multidisciplinar. Alguns exemplos
Tratamento medicamentoso, treinamento do uso de dispositivos inalatórios, orientações sobre fatores irritativos ambientais e como evitá-los, reabilitação pulmonar.
Cessação do tabagismo, tratamento medicamentoso, treinamento do uso de dispositivos inalatórios, orientações sobre fatores irritativos ambientais e como evitá-los, reabilitação pulmonar.
Tratamento medicamentoso, treinamento do uso de dispositivos inalatórios, orientações sobre fatores irritativos ambientais e como evitá-los, acompanhamento com a equipe de cuidados paliativos, reabilitação pulmonar.
Avaliação do tratamento cirúrgico, tratamento medicamentoso, treinamento do uso de dispositivos inalatórios, orientações sobre fatores irritativos ambientais e como evitá-los, reabilitação pulmonar.
Em parceria com a neurologia, forneceremos reabilitação pulmonar com orientações direcionadas à patologia
Tratamento medicamentoso, estratificação do risco para complicações, acompanhamento com a equipe de cuidados paliativos, reabilitação pulmonar.
Tratamento por meio de medicamentos ou dispositivos, orientações e reabilitação pulmonar
Tratamento medicamentoso, orientações para mudança do estilo de vida, reabilitação cardiopulmonar.
Tratamento medicamentoso, terapia cognitivo-comportamental e triagem para doenças cardíacas e respiratórias ao paciente tabagista.
Orientações, tratamento medicamentoso, acompanhamento completo para a reabilitação física e mental do paciente afetado pela COVID-19.